Procedimentos para Emissão de Certificados e Atestados

Atestados

Os atestados de matrícula e/ou nota e frequência podem ser retirados pessoalmente junto à Secretaria do Centro de Línguas em qualquer período após a efetivação da matrícula do aluno. (verificar o horário de funcionamento da secretaria).

Caso o aluno não possa comparecer, pode escrever uma procuração simples permitindo a retirada do atestado por outra pessoa. A pessoa então responsabilizada poderá, apresentando a procuração e um documento pessoal, retirar o atestado.

Certificados

Para certificados de cursos realizados até o 2º semestre de 2015: enviar e-mail para o endereço de contato do curso realizado a fim de confirmar se o certificado foi impresso ou se será digital.

Para certificados de cursos realizados a partir do 1º semestre de 2016: solicitar o cetificado digital pelo e-mail do curso realizado.

A partir de agora, os certificados passarão a ser emitidos com um código de verificação de autenticidade no verso do documento.

Considerações importantes acerca dos Certificados de Proficiência

Conforme o Comunicado nº 04, enviado a todas as Unidades da USP em 20 de dezembro de 2004, o Centro de Línguas não emite Certificado ou Atestado de Proficiência.

Posteriormente à aplicação do Exame de Proficiência, a unidade conveniada recebe uma relação dos candidatos aprovados nessa etapa da seleção.

Obs: Para a emissão de Certificados ou Atestados de Línguas, é necessário que sejam avaliadas todas as competências linguísticas de aprendizado dos alunos. Portanto, como os Exames de Proficiência avaliam somente a leitura em língua estrangeira do candidato, não é possível a emissão de um certificado.