Curso Intensivo de Português para Imigrantes e Refugiados – Nível B1 (Curso Remoto) (PÚBLICO EXTERNO) – Segundo Semestre

​​​​CURSO ENCERRADO/CONCLUÍDO

NOTAS E FREQUÊNCIAS: CLIQUE AQUI

Ministrante: Profa. Me. Paola de Souza Mandalá

Público Alvo: Estrangeiros imigrantes ou refugiados, da comunidade externa ou interna USP, cujo nível de domínio da língua portuguesa seja básico.

Início do Curso: 05/07/2021

Término do Curso: 16/07/2021

Horário: 16h às 17h30

Dias da Semana: Segunda a sexta-feira

Carga horária: 15h

Modalidade: Intensivo/on-line

Para acessar o Programa do Curso completo, clique aqui.

Apresentação do curso

Curso de língua portuguesa para estrangeiros, especificamente imigrantes ou refugiados, que necessitem desenvolver, fixar e praticar seus conhecimentos no idioma, visando a ampliar estruturas, campos vocabulares e tempos verbais que possibilitem não só falar da própria rotina e dos eventos passados da própria vida, mas também permitam falar do entorno, do território do Brasil, da formação da sociedade brasileira e da sua História, bem como das relações do Brasil com outros países.

Objetivos

Fixar as noções linguísticas emergenciais adquiridas nos níveis A1 e A2, e expandir as possibilidades de comunicação para além dos elementos cotidianos, utilizando tempos verbais do modo indicativo e também os do subjuntivo.

Justificativa

Devido ao recente e crescente fluxo migratório de refugiados a São Paulo, tornou-se necessário o oferecimento de tal curso de língua portuguesa para essa comunidade estrangeira.

Pré-requisitos Técnicos

Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;  computador com câmera e microfone;  e-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Pré-requisitos Linguísticos

Nível básico em língua portuguesa (A2).

Valor: GRATUITO

​​​​​​​​​​​​​​Vagas: 20 VAGAS

Para o aluno realizar o curso, ele deverá seguir as seguintes etapas:​​​​​​​​​​​​​​

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

​​​​​​​RESULTADO DAS INSCRIÇÕES:​​​​​​​ CLIQUE AQUI

Etapa 1: FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL​​​​​​​

Preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL ONLINE que será disponibilizado no dia 22/06/2021 às 09:00 até o dia 30/06/2021 às 18:00 ou até as 20 vagas serem preenchidas.

• ​​​​ A ficha ficará disponível apenas enquanto houver vagaspor favor não insista;
  • O preenchimento da ficha de inscrição/teste de nível definirá a seleção e o nível do curso que o candidato poderá cursar;
  • Dito isso, não se esqueça de preencher a ficha com atenção porque é através dela que o seu nível será definido pelo professor responsável pelo curso;
  • É imprescindível que o candidato tenha preenchido a FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL ONLINE para ser inscrito no processo de seleção;
  • Dito isso, alunos que se inscreverem no SISTEMA APOLO serão desclassificados;
  • Infelizmente, o Centro de Línguas possui recursos limitados e não consegue oferecer vagas a todos. Contamos com a sua compreensão.
  • ATENÇÃO: Sem o número de CPF, a inscrição no curso não poderá ser realizada.

Etapa 2: Resultado da FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL​​​​​​​​​​​​​​

• Após o preenchimento da Ficha de Inscrição/Teste de Nível, após alguns dias, o candidato receberá um e-mail com o resultado, informando o nível obtido e a turma disponível.

Etapa 3: Aguarde até o INÍCIO DO CURSO

• Após a divulgação do resultado do Teste de Nível, o candidato deve aguardar até a data de início do curso, no qual receberá todas as informações relacionadas ao funcionamento das aulas.

Recomendamos que o aluno não faça sua inscrição sem a certeza de que irá cursar as aulas.

Todos os aprovados (75% de frequência mínima e média 7) terão certificados.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: portcl@usp.br