Actividades prácticas para enseñar gramática y pragmática en la clase de español
Ministrantes: Ramiro C.H. Caggiano Blanco
Público Alvo: estudantes de graduação, pós graduação e professores de língua espanhola.
Valor USP: Gratuito
Valor Público Externo: Gratuito
Período de Inscrição: 17/09 a 26/09
Vagas: 35 vagas
Local da oficina: Sala 204 do Prédio da Letras
Data de início: 28/09/2018
Data de término: 28/09/2018
Horário: 09:00 às 12:00
Carga Horária Total: 3 horas
Inscrições -> clique aqui <-
1 - Programa da oficina:
a) Noções gerais de pragmática. Relação gramática-pragmática: interseções e
delimitações.
b) Ativídades práticas para ensinar gramática e pragmática a partir de textos.
c) Atívídades práticas para ensinar gramática e pragmática a partir de canções.
d)Atividades práticas para ensinar gramática e pragmática a partir de
propagandas.
2 - Objetivo geral:
Oferecer aos professores de espanhol, de forma esquemática e prática, noções básicas de pragmática. Em um segundo momento, propor atividades que possam ser desenvolvidas na aula de espanhol, de forma lúdica, tanto para abordar temas específicos de pragmática como de gramática.
Temos como objetivo:
Explicar como ensinar a gramática usando jogos;
Mostrar atividades lúdicas que possam ser realizadas em sala de aula;
Demonstrar como a interatividade e o jogo podem constituir facilitadores do ensino de aspectos gramaticais da língua.
3 - Bibliografia:
ARMENGAUD, F.(2008). Pragmática. São Paulo: Parábola.
AUSTIN, J.(1982). Cómo hacer cosas con palabras. Palabras y acciones
Barcelona: Paidós.
CAGGIANO BLANCO, R. C.H.(2009). Gramática de la lengua espaf\ola: usos, conceptos y ejercicios. São Paulo: Scipione (2010).
Ejercicios de pragmática para las clases de ELE. Material multimedia, 111 Jornadas y ll Congreso Internacional de Ensenãnza de Español como Lengua Extranjera. Rosário, Argentina
ESCANDELL M.V.(2006). Introducción a la Pragmática. Barcelona: Aríel.
GRICE, H. (1975). Logic and conversation. In: COLE, P.; MORGAN, J (eds.); Syntax and semantics 3: speech acts. New York: Academic Press, pp. 41-58.
LEVINSON, S.C.(2007). Pragmática. São Paulo: Martins Fontes.
MORENO, C.(1997). Actividades lúdicas para practicar la gramática. In Carabela. Madrid: Sgel
PASSARELLI, L. G.(1999) Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. São Paulo
Olho DÁgua.
REYES, G.(1990). La pragmática lingüística: el estudio del uso del lenguaje Barcelona: Montesinos.