Atenção!

  • A inscrição no curso não é garantia de vaga.
  • As inscrições serão aceitas apenas durante o período de inscrição e/ou enquanto houver vagas. 
  • A seleção dos candidatos será feita após análise dos testes de nível realizados no momento da inscrição.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado! 
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima - 7,0 de média) terão certificados.
Descrição do curso

Curso intensivo de língua portuguesa para estrangeiros que necessitem iniciar seus estudos sobre a língua, visando a construir os elementos básicos sobre os campos vocabulares urgentes, tempos verbais que possibilitem falar do passado, bem como descrever ou apresentar o seu presente e cotidiano ou fazer planos para o futuro.

Este curso é intensivo e preparatório para o estudante poder cursar o nível B1 (extensivo), assim, poderá inscrever-se no nível B1 também.

Pré-requisitos

Nível elementar ou iniciante em língua portuguesa.

Público-alvo

Estudantes regularmente matriculados nas unidades da USP, com ou sem conhecimento de estruturas gramaticais em português, que ainda estão se iniciando na recepção e produção de textos orais.

Programa do curso

Clique aqui.

Período do curso

Início do Curso: 02/03/2026

Término do Curso: 06/03/2026

Horário: 14h às 16h

Dia da Semana: Segunda a sexta-feira

Carga Horária: 10h

Período de inscrições

Início das inscrições: 11/02/2026 às 10h

Término das inscrições: 25/02/2026 às 18h, ou até esgotarem as vagas

Para se inscrever, clique aqui!

 

  • A ficha ficará disponível apenas enquanto houver vagas, por favor não insista; 
  • O preenchimento da ficha de inscrição/teste de nível definirá a seleção e o nível do curso que o candidato poderá cursar;
  • Alunos que se inscreverem no SISTEMA APOLO serão desclassificados; 
  • Por ser um curso APENAS PARA ESTUDANTES ESTRANGEIROS/INTERCAMBISTAS DA USP, é necessário que o candidato informe o NºUSP na ficha de inscrição. 
  • Os alunos selecionados para participarem do curso serão avisados por e-mail.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: portcl@usp.br

Pagamento

*Caso o aluno tenha interesse em parcelar o curso, é necessário enviar um e-mail para: portcl@usp.br

Desistência 

Em caso de desistência enviar email para portcl@usp.br

A devolução será processada após o preenchimento de um formulário solicitado na secretaria, o qual será encaminhado para a Tesouraria da FFLCH/USP, com um prazo de retorno de 60 dias.

Devolução do pagamento

ATENÇÃO:

A devolução do valor do curso só poderá ser efetuada antes do início do curso.

 

Para acessar o formulário de devolução, clique aqui

Não serão aceitos pedidos de devolução após o início do curso.

Obs.: Casos excepcionais serão analisados pela Secretaria do Centro de Línguas, desde que devidamente justificados.