Curso de Conversação e Escrita em Português para Estrangeiros – Nível B1 (Curso Remoto) (PÚBLICO USP) – Segundo Semestre

​​​​​​​INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

LISTA COM OS CANDIDATOS SELECIONADOS

Aos selecionados, aguardem mais instruções via e-mail.

Ministrante: Profa. Me. Paola de Souza Mandalá

Público-Alvo: Estudantes estrangeiros regularmente matriculados nas unidades da USP, com conhecimento elementar da língua portuguesa

Início do Curso:  23/08/2021

Término do Curso: 01/11/2021

Horário: 14h às 15h30

Dia da Semana: Segunda e quarta-feira

Carga Horária: 30h

Modalidade: Intensivo/on-line

Para acessar o Programa do Curso completo, clique aqui.

Apresentação do curso

Curso extensivo de língua portuguesa para estrangeiros que necessitem desenvolver, fixar e praticar seus conhecimentos no idioma, visando a ampliar estruturas e campos vocabulares cotidianos e acadêmicos, tempos verbais que possibilitem falar do passado, bem como descrever ou apresentar o seu presente e cotidiano ou fazer planos para o futuro.

É traçado um percurso cultural com o aluno, envolvendo a USP, a cidade de São Paulo, geografia e História do Brasil, procurando fornecer ferramentas para que se conheça a sociedade e o território brasileiros. Tais aspectos culturais poderão contribuir para as reflexões que o estudante estrangeiro irá desenvolver na sua área de estudo.

Objetivos

Desenvolver, fixar e praticar seus conhecimentos no idioma, visando a ampliar estruturas e campos vocabulares cotidianos e de uso acadêmico. Construir conhecimento sobre sociedade e cultura brasileiras.

Justificativa

Oferecer curso que possibilite ao estudante as práticas de produção oral ou escrita em língua portuguesa.

Pré-requisitos Técnicos

Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;  computador com câmera e microfone;  e-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Pré-requisitos Linguísticos

Nível básico em língua portuguesa (de acordo com os descritores do A1

Valores:

• R$ 156,00 à vista: Alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e docentes USP.
  • R$ 276,00 à vista: Estagiários e monitores de outras unidades da USP alunos especiais (stricto e latu senso) e de especialização.
  • Oferecemos 2 bolsas de 100%: Para realizar o preenchimento do Questionário Socioeconômico e concorrer a uma delas CLIQUE AQUI.
  • O questionário deverá ser enviado para portcl@usp.br durante o período em que as matrículas estiverem abertas.

Vagas: 20 VAGAS

Para o aluno realizar o curso, ele deverá seguir as seguintes etapas:

​​​​​​​​​​​​​​

Etapa 1: FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL

Preencher o FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL online disponibilizado do dia 26/07/2021 às 09:00 até o dia 09/08/2021 às 18:00 (horário comercial)​​​​​​​.

• O formulário ficará disponível apenas enquanto houver vagas, por favor não insista;
  • O preenchimento do formulário definirá a inscrição para a seleção e o nível de curso que o candidato poderá cursar, sendo A1 básico, B1 intermediário e C1 avançado;
  • É possível que o nível que você escolha não seja o mesmo que você cursará, porque haverá uma avaliação do teste de nível por completo;
  • Dito isso, não se esqueça de preencher o formulário com atenção porque é através dele que o seu nível será definido;
  • É imprescindível que o candidato tenha preenchido o formulário para ser inscrito no processo de seleção e ter o seu nível determinado;

Etapa 2: Resultado do FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL

Após o preenchimento da Ficha de Inscrição/Teste de Nível o candidato receberá um e-mail informando o nível obtido e a turma disponível.

Etapa 3: Pagamento do BOLETO BANCÁRIO

Após a divulgação do resultado do teste de nível, o candidato receberá por e-mail o boleto de pagamento, no valor de R$ 156,00 à vista (para Alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e docente USP) ou R$ 276,00 à vista (para Estagiários e monitores de outras unidades da USP alunos especiais stricto e latu senso e de especialização)* o qual pode ser pago em qualquer banco até a data de vencimento. Não é necessário enviar comprovante de pagamento, pois a verificação é feita eletronicamente.

ATENÇÃO: O pagamento do boleto deve ser realizado ANTES do início do curso.​​​​​​​

*Consulte as condições de parcelamento

Recomendamos que o aluno não faça sua inscrição sem a certeza de que irá cursar as aulas.

Todos os aprovados (75% de frequência mínima e média 7) terão certificados.

​​​​​​​Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: portcl@usp.br