Programa - Inglês para Graduandos USP - Nível 2

Objetivos do Curso

Aprimorar habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas ao usuário básico e independente de língua inglesa com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e em contextos universitários.

50horas

Objetivos Específicos

• Criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita, de forma que o aluno consiga atingir o nível intermediário B1;
  • Favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade;
  • Desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem;

Justificativa

AAs interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso tem como objetivo auxiliar o aluno a desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa e, assim, poder participar de interações sociais e acadêmicas relativas ao contexto universitário.

O participante aprenderá neste curso:
  •  Compreender anúncios simples, tais como os de aeroportos;
  • Compreender instruções simples, tais como as de como usar um telefone ou caixa eletrônico.
  • Selecionar informações relevantes em classificados, catálogos, páginas da Web, entre outros;
  • Falar sobre eventos passados;
  • Falar sobre a sua educação e carreira, descrevendo experiências relacionadas de uma forma simples;
  • Fazer, aceitar e recusar convites e sugestões de forma polida;
  • Fazer pedidos;
  • Expressar as razões para gostar ou não gostar de algo;
  • Pedir e dar opiniões;
  •  Concordar e discordar de forma simples;
  •  Comprar comida e bebida;
  • Conversar sobre alimentação e dietas;
  • Conversar sobre doenças;
  •  Prever situações inesperadas durante as férias, como, por exemplo, necessitar de dentista ou o conserto de uma bicicleta;
  •  Fazer compras;
  •  Compreender e falar sobre previsão de tempo;
  •  Comprar passagens, descobrir e dar informações sobre horários, custos, etc.;
  •  Atender ao telefone, trocar informações simples e conversar ao telefone de forma breve;
  •  Resumir as histórias simples que leram;
  •  Escrever cartas formais e informais simples;
  •  Fazer autocorreções de orações nas produções escritas;
  •  Escrever biografias curtas;
  •  Escrever resenha de um livro ou filme;
  •  Selecionar informações relevantes de um artigo simples.

Metodologia

O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.

Avaliação

O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:

•  apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
  • atividades de compreensão oral;
  •  atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
  • prova escrita;
  • leitura de livro em versão simplificada;
  • auto avaliações e/ou avaliação entre pares.

Critérios para Aprovação

• Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0.

• O aluno deverá ter, no mínimo, 85% da frequência das aulas ministradas.

Pré-Requisitos

•  estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP;
  •  ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de origem.
  •  ter sido aprovado no curso Inglês para Graduandos Nível 1 ou ter sido aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro Interdepartamental da FFLCH-USP.

Teste de Nível

Será oferecido teste de nível para alunos novos em XX/XX/2017 das 14h às 16h.

Bibliografia Básica

Apostila elaborada pela professora com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos e de acordo com as necessidades dos alunos.

Bibliografia Complementar

• MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Intermediate With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
  • MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
  • SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
  • SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995.
  • SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.