Programa do Curso Inglês para Escrita Acadêmica para Alunos de Pós-graduação

Público-alvo:

Alunos de pós-graduação e docentes USP e alunos de pós-graduação de outras instituições.

Pré-requsitos:

Nível intermediário em inglês. Será aplicado um teste escrito para avaliação do conhecimento de língua inglesa dos candidatos.

Objetivos:

• Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos.
  • Estruturar e redigir parágrafos e abstracts; analisar e utilizar as estruturas linguísticas e organizações textuais mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa.

Conteúdo Programático:

• Redação e revisão de parágrafos e resumos (abstracts)
  • Estudo de vocabulário acadêmico
  • Tempos verbais variados, verbos modais e voz passiva
  • Hedging
  • Marcadores discursivos
  • Uso de dicionários online
  • Uso de corpora
  • Regência verbal e nominal.
  • Colocações e coligações.

Metodologia:

Utiliza-se a metodologia advinda do Ensino de Inglês para Fins Específicos.
As principais características são: baseia-se em necessidades do aluno; aprende-se a língua para desempenhar tarefas escritas ou orais  dentro da área de atuação; é centrada na linguagem apropriada às atividades específicas de atuação (léxico, gramática, habilidades, gênero) e os conteúdos  são relacionados às atividades específicas.
São características variáveis: a área do conhecimento; as habilidades e estratégias a serem desenvolvidas; a heterogeneidade do conhecimento linguístico e o tempo limitado.

Fonte:  DUDLEY-EVANS & M. J. ST. JOHN (2006) Developments in English for Specific Purposes - A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press.

Avaliação:

Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais ou em grupo.

Frequência mínima - 75%

Nota mínima - 7,0

Bibliografia:

Os alunos utilizam apostila que preparo baseada nos livros abaixo.

Não há livro para comprar ou para leitura obrigatória.

CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012.

JORDAN, R.R. Academic Writing Course. London: Longman, 1999.

MACCARTHY, M. English Collocations in Use. Cambridge: Cambridge University   Press, 2002.

________. & O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge. Cambridge University Press, 2000.

MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006.

STRAUCH, A. Bridges to Academic Writing. Cambridge. Cambridge University Press, 2000.

SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014.

TAGNIN, S. O Jeito que a Gente Diz. São Paulo: Disal Editora, 2013.