Preparatório para IELTS

Preparatório para IELTS

Público Alvo

Público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes).

 

Carga Horária

36h

 

Modalidade

Presencial

 

Objetivos do Curso

Desenvolver as habilidades e os conhecimentos exigidos na versão acadêmica do exame IELTS-International English Language Testing System (compreensão e produção oral, compreensão e produção
escrita).

 

Objetivos Específicos 

Familiarizar os alunos com as características do exame na versão acadêmica; desenvolver estratégias de gestão do tempo e habilidades acadêmicas e linguísticas relevantes ao exame; praticar os diversos tipos de questão das quatro seções do exame em simulados.

 

Justificativa

Considerando-se que o exame IELTS frequentemente faz parte dos requisitos para a candidatura a bolsas de estudo internacionais e considerando-se também as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso preparatório para o IELTS pode facilitar o acesso de alunos, funcionários e docentes da universidade a vagas de estudo e pesquisa em instituições de ensino no exterior.

 


Conteúdo Programático

  • Características do IELTS: seções do exame na versão acadêmica, tipos de questões e gestão do tempo.
  • Leitura: inferência de vocabulário; informações e propósitos; síntese de ideias; localização de informações explícitas e implícitas; tipos de questões (múltipla escolha, frases e diagramas com lacunas, respostas curtas etc.).
  • Compreensão Oral: identificação de tópico principal e de detalhes; síntese de ideias; seleção de palavras para respostas semi-abertas; tipos de questões (múltipla escolha, resumos e diagramas com lacunas, ligação de itens etc.).
  • Produção oral: respostas breves sobre informações e preferências pessoais; respostas longas sobre um tema; discussão
    sobre temas abstratos, com uso de exemplos, análise e justificativas; planejamento e organização da produção; aprimoramento da pronúncia.
  • Redação: descrição de objetos e processos; comparação de dados; análise de diagramas; desenvolvimento de argumentos, análise de problemas e exposição de ideias; planejamento do texto; organização e produção de parágrafos de introdução, suporte e conclusão; revisão do texto.

 

Metodologia

Aulas expositivas, exercícios para prática com base em exames anteriores de IELTS, provas simuladas, estudo individual.

 

Avaliação

Realização de exercícios e provas simuladas

 

Critérios para Aprovação 

Frequência de 75% ou mais, e nota mínima 7,0.

 

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas ministradas.

 

Pré-Requisitos

Nível intermediário a avançado em inglês. Será aplicado um teste de compreensão escrita e oral para avaliação do conhecimento de língua inglesa dos candidatos.

 

Teste de Nível

Período de inscrição: a definir

Data de aplicação do teste de nível: a definir

Data de divulgação dos resultados do teste de nível: a definir

 

Critérios para atribuição de vagas

Nota no teste de nível, com mínimo de 60% de acerto no teste.

 

Bibliografia Básica

IELTS. Disponível em: www.ielts.org

LOUGHEED, Lin. Barron’s IELTS. 4 ed. Barron’s, New York, 2016.

McCARTER, Sam. Direct to IELTS. Oxford, Macmillan, 2013

O’CONNEL, Sue. Focus on IELTS. Harlow, Pearson, 2010