Práticas de Leitura em Japonês

Objetivos do Curso

- Adquirir o hábito de leitura específica;
- Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele;
- Selecionar informações de textos jornalísticos e científicos de acordo com o objetivo de leitura estabelecido;
- Inferir no significado de palavras desconhecidas, sem o uso de dicionário.

- Desenvolver a habilidade de leitura em língua japonesa, levando o aluno à compreensão de textos dos mais variados gêneros, até mesmo de área acadêmica e/ou profissional;

- Aumentar o conhecimento de vocabulário e de logogramas equivalentes ao N3-N2 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT);

Justificativa

O curso de Leitura em Japonês foi pensado para oferecer aos estudantes e profissionais oportunidades de:

1. Adquirir confiança na leitura de textos autênticos sobre os mais variados temas em japonês;

2. Prestar o exame de proficiência em Japonês para o ingresso no programa de pós-graduação da Letras;

3. Adquirir conhecimento de pesquisa em japonês na internet;
4. Ter algum contato da língua japonesa escrita.

OBS: devemos ressaltar que, durante o curso, o principal material utilizado é preparado pelo docente, com base em textos variados em japonês, mas ministrados em português.

Programa

Conhecer estruturas gramaticais e vocabulários utilizados em textos escritos (artigos de revistas, jornais, manuais, livros, periódicos, etc.); aprender a inferir no significado dos logogramas; aprender a ler o dicionário Japonês-Japonês.

Conteúdo Programático

• Conscientização do processo de leitura e da predição/inferência no significado dos logogramas;
  • Ensino de estratégias de leitura: predição, inferência, campos semânticos, palavras-chave, contextos imediato e global, conhecimento prévio, seletividade;
  • Gramática aplicada a textos: adjetivos, pronomes, partículas, construções afirmativas, negativas e interrogativas para textos escritos, voz passiva;
  • Ensino de vocabulário: formação de palavras por logogramas, inferência lexical, uso do dicionário e as diferentes funções e usos do léxico.

Critérios para Aprovação

Provas e/ou trabalhos escritos. Nota igual ou maior a 7,0

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas ministradas.

Bibliografia Básica

Dicionário eletrônico Sharp ou Casio, japonês, inglês, português

Dicionário impresso Japonês-Inglês ou Japonês-Português

Dicionário impresso e/ou eletrônico Japonês-Japonês

Dicionário impresso de logograma

LEFFA, V.J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996.

ISHIGURO, KEI (Org.). Ryûgakusei no tameno dokkai sutoratejii. Tóquio: Bonjinsha, 2011.

KONDOH, A.; MARUYAMA, C. (Org.). Chû-Jôkyû Nihongo Kyôkasho Nihon eno Shôtai. Tóquio: University of Tokyo Press, 2001.

Shinkazen masutaa Dokkai Nihongo Noryoku Shiken N3. Tóquio: 3A Network, 2014.

Nihon ryugaku shiken taisaku mondaishu - Haireberu dokkai 100. Tóquio: ASK Publishing, 2011.

KUDOH, Kanako. "Nihongo dokkai ni okeru gakushû kadai to sutoratejii no kankei ni kansuru chôsa". Dai 2kai Koide Kinen Nihongo Kyôiku Kenkyûkai Ronbunshû. 1994. http://www.koidekinen.com/pdf/1993_kudo_kanako.pdf (acessado em 19/06/2015)