Introdução ao Grego Antigo

Conteúdo Programático do Curso

I- Público-alvo

Universitários e interessados em geral.

II - Objetivos

Apresentar as primeiras noções do Grego Clássico.

III - Justificativa

Há uma demanda do conhecimento de língua grega da parte de diversas áreas de estudo universitário, tais como Estudos Bíblicos (exegese da Septuaginta e do Novo Testamento); História Antiga; Filosofia Antiga; Estudos Bizantinos; Estudos Renascentistas; Nomenclatura Científica.

IV - Carga Horária

4h semanais

V - Programa

Introdução à Morfossintaxe Nominal e Verbal; apresentação, com aumento gradual do nível de dificuldade, de textos adaptados de autores gregos. O primeiro módulo contempla as seções 1-9 do método Athenaze I.

VI - Pré-Requisito

Conhecimento básico de língua inglesa.

VII - Bibliografia

Balme, M. e Lawall, G. Athenaze: An Introduction to Ancient Greek – Book 1. New York/Oxford, Oxford University Press, 2003 (second edition).
Liddell, H. G. e Scott, R. Greek English Lexicon – with a revised supplement. Oxford, Clarendon Press, 1996 (9th edition).
Morwood, J. Oxford Grammar of Classical Greek. New York/Oxford, Oxford University Press, 2001.

Horários para o 2º semestre de 2011

turma    horário professor ou monitor responsável Nº de vagas Nº mínimo de alunos início do curso término do curso

3ª e 5ª

Karen A. Sacconi 20 10 16/08/11 22/11/11

Karen A. Sacconi 20 10 20/08/11 19/11/11

Observações:

1) Devido à orientação do Conselho Interdepartamental do Centro de Línguas, as aulas terminarão sempre cinco minutos antes.

2) Caso não se atinja o número mínimo de 10 alunos, a turma será cancelada.

MATRÍCULAS - VAGAS REMANESCENTES

Leia atentamente todas as etapas. Todos os procedimentos de matrícula serão realizados via internet.

As matrículas das vagas remanescentes para o curso Introdução ao Grego Antigo - nível 1 deverão ser feitas pelo sistema Apolo. Verifique a relação de documentos necessários.

Observe atentamente as etapas abaixo:

Etapa 1: inscrição no sistema Apolo

• 08/08/2011 a 12/08/2011:  inscrição no sistema Apolo.

Atenção: para efetuar sua inscrição no sistema Apolo não é necessário realizar cadastro no sistema. No período indicado para matrícula, a opção do curso estará disponível das 09h30 às 16h.

Etapa 2: envio dos documentos à secretaria do Centro de Línguas

• até 12/08/2011

Alunos USP:  Envio de comprovante de matrícula do segundo semestre de 2011 (Júpiter ou Janus).

Público Externo: Envio da cópia do RG.

Os documentos deverão ser enviados para o endereço: matriculacl@gmail.com na data estipulada acima.

OBS: No título do e-mail coloque o nome do curso e a turma. Exemplo:  Espanhol - Nível 4 - turma 2. Para o público externo deverá constar no corpo do e-mail a opção de pagamento.

Etapa 3: pagamento do boleto

• 12/08/2011: Prazo final para o envio de boletos (via e-mail).

MATRÍCULAS

As matrículas para o curso Introdução ao Grego Antigo - nível 1 deverão ser feitas pelo sistema Apolo . Verifique a relação de documentos necessários.

Observe atentamente as etapas abaixo:

Etapa 1: inscrição no sistema Apolo

• 18/07/2011 a 22/07/2011:  inscrição no sistema Apolo.

Atenção: para efetuar sua inscrição no sistema Apolo não é necessário realizar cadastro no sistema. No período indicado para matrícula, a opção do curso estará disponível a partir das 09h30, encerrando às 16h do último dia de matrícula.

Etapa 2: envio dos documentos à secretaria do Centro de Línguas

• 25/07/2011

Público Externo: Envio da cópia do RG.

OBS: No título do e-mail coloque o nome do curso e a turma. Exemplo:  Introdução ao Latim - Nível 1 - turma 2. Para o público externo deverá constar no corpo do e-mail a opção de pagamento.

Etapa 3: pagamento do boleto

• 29/07/2011: Prazo final para o envio de boletos  (via e-mail).

IMPORTANTE

Os boletos serão enviados por e-mail. Caso não receba o boleto até a data estipulada acima, entre em contato conosco pelo endereço comunica.clinguas@gmail.com até 05/08/2011.

O aluno não poderá se inscrever em dois cursos ao mesmo tempo. Caso queira fazer mais de um curso no Centro de Línguas, deverá se matricular no primeiro de acordo com os procedimentos listados e esperar as vagas remanescentes para se matricular no segundo curso. Caso o aluno se inscreva em mais de curso, a segunda inscrição será cancelada automaticamente.

A Secretaria do Centro de Línguas não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivo de ordem técnica nos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a inserção ou transferência de dados.

público-alvo taxa de material taxa do
curso
total
 Alunos regulares e intercambistas da USP (graduação e pós-graduação), Funcionários e Docentes R$115,00 isento à vista: R$115,00
Estagiários R$115,00 R$185,00

à vista: R$300,00

a prazo: R$330,00
R$200,00 (
1a parcela)
R$130,00 (
2a parcela)

Público Externo, Alunos especiais e de especialização R$115,00 R$355,00

à vista: R$470,00

a prazo: R$500,00
R$300,00 (
1a parcela)
R$200,00 (
2a parcela)

1) As taxas do curso não serão devolvidas em nenhuma hipótese.

2) Se houver desistência nas duas primeiras semanas de aula, devidamente comunicada à Secretaria, o aluno poderá requerer um vale-curso. O vale-curso é válido pelo período de um ano a partir da data de emissão.

3) O pagamento será feito por meio de boleto, emitido no dia da matrícula, com prazo de 24 horas para pagamento em qualquer agência bancária.