Inglês para Leitura de Textos - nível 1 - turma 3

Apresentação do Curso
A leitura em língua inglesa de textos acadêmicos e de divulgação científica é atualmente exigida nos programas de pós graduação e nos de graduação, de todas as áreas. Alunos de ambos os contextos deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos, dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o próprio ingresso na pós-graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura.  Isso se deve ao fato de o avanço nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna. Este curso busca atender à necessidade de desenvolver leitura em língua inglesa com o objetivo de auxiliar o aluno a alcançar os objetivos acima propostos.

Oferecimento
Terças –12 às 15 horas.

Ministrante
Nívia Maria Rodrigues Fernandes Marcello

Público- alvo
Alunos de graduação, pós-graduação, funcionários, docentes e,  caso sobrem vagas,  público externo.

Objetivos Gerais
Ao final deste curso de 45 horas, os alunos serão capazes de:
Selecionar informações de textos jornalísticos e científicos de acordo com o objetivo de leitura estabelecido.
Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele.
Inferir ou pesquisar significado de palavras desconhecidas.

Objetivos Específicos
Interpretar textos extraídos de fontes diversas, tais como: revistas, periódicos, livros, teses, internet, base de dados eletrônicas etc.
Praticar estratégias de leitura no nível de compreensão geral, pontos específicos  e detalhada.
Reconhecer os mecanismos de coesão e coerência textuais.
Identificar os tempos verbais presentes em textos de naturezas diferentes.

Justificativa
A leitura em língua inglesa de textos acadêmicos e de divulgação científica é atualmente  exigida nos programas de pós graduação e nos de graduação, de todas as áreas. Alunos de ambos os contextos  deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos,  dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o  próprio ingresso na pós graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura.  Isso se deve ao fato de o avanço nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna. Este curso busca atender à necessidade de desenvolver leitura em língua inglesa com o objetivo de auxiliar o aluno a alcançar os objetivos acima propostos.

Conteúdo Programático
Conscientização do processo de leitura, visando à transferência de conhecimentos de L1 para L2.

Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição (antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras repetidas, uso de palavras-chave, uso do contexto imediato e global, uso de conhecimento prévio,   skimming e scanning..

Gramática aplicada a textos, a saber: a) compreensão e tradução de frases nominais; b) distinção entre as diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo com o contexto; c) reconhecimento da estrutura da sentença; d) reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; e) percepção dos diferentes marcadores do discurso e de suas respectivas funções retóricas; f) reconhecimento de marcas coesivas do texto (referência textual); g) reconhecimento da voz passiva; h) percepção das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING.

Ensino de vocabulário, enfocando: a) o uso de cognatos na leitura; b) a formação de palavras por afixos (prefixos e sufixos); c) o uso do dicionário e seleção das palavras de acordo com o contexto e suas funções gramaticais; d) a prática de inferência lexical na leitura.

Organização Textual: a) organização geral do texto; b) organização do parágrafo; c) compreensão das relações dentro dos parágrafos por meio de marcadores; d) a distinção entre ideias relevantes e irrelevantes; e) percepção da estrutura cronológica do texto; f) a estrutura organizacional de Abstracts.

Metodologia
O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e com ênfase no uso comunicativo da  língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilidade de leitura.

Provas escritas e individuais  e/ ou trabalhos escritos  individuais.

Critérios para aprovação

A média para aprovação é igual ou superior a 7,0 (sete).

Frequência mínima
O aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas ministradas, isto é, o aluno não poderá exceder 4 aulas.

Número de vagas por turma
30 vagas

Pré-Requisitos
Alunos USP
– graduação e pós graduação.
Público externo – alunos de graduação, graduados  e pós graduandos.

Teste de Nível
Não há

Bibliografia Complementar
BRUSCHINI, R. Aumente seu Vocabulário em Inglês: Prefixos e Sufixos.São Paulo: Disal, 2012.
CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.
FIORE, A. et al. Leitura em Língua Inglesa. São Paulo: Disal, 2011.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 2010.
PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese. São Paulo, Martins Fontes, 2014.