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Programa do Curso de Conversação e Produção de Texto em Português para Imigrantes e Refugiados - Avançado

Objetivos:

  • Uso de estruturas complexas da língua portuguesa
  • Preparação para o exame de obtenção do Celpe-bras

 

Público-alvo:

Estrangeiros imigrantes ou refugiados, da comunidade externa ou interna USP, cujo nível de domínio da língua portuguesa seja intermediário e que desejem se preparar para o exame de obtenção do Celpe-bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para
Estrangeiros do Brasil).

Metodologia:

  • Leitura individual de textos para posterior compartilhamento em duplas;
  • Realização de exercícios orais e escritos para a compreensão do uso de tempos verbais dos modos indicativo e subjuntivo;
  • Realização de simulado do Celpe-bras, utilizando edições de anos anteriores do exame.

Avaliação:

  • Avaliação envolve frequência, entrega de exercícios e realização do simulado do exame CELPE-BRAS.
  • FREQUÊNCIA MÍNIMA: 75%
  • ENTREGA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
  • APROVAÇÃO MÍNIMA DE 70% NO SIMULADO DO CELPE-BRAS

     

Bibliografia:

COURA-SOBRINHO, Jerônimo. O sistema de avaliação Celpe-Bras: o processo de
correção e a certificação. In: HORA, Demerval da (Org.). Língua(s) e Povos:
Unidade e Diversidade.  João Pessoa: Ideia, 2006.

 

GOMES, Maíra da Silva. A complexidade de tarefas de leitura e produção
escrita no exame Celpe-Bras. Dissertação de mestrado, PPG-Letras – UFRGS,
2009.

RODRIGUES, M. S. O Exame Celpe-Bras – reflexões teóricas para o professor de
português para falantes de outras línguas. Dissertação de Mestrado, Instituto de
Estudos da Linguagem, UNICAMP, 2006.

 FREIRE, P.  Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.

Página virtual do exame Celpe-bras <http://portal.inep.gov.br/acoes-
internacionais/celpe-bras>

BRASIL. Manual do aplicador do Exame Celpe-Bras. Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação. 2006.

MANDALÁ. Paola de Souza. Curso Avançado de Português
como Língua Estrangeira para Imigrantes e Refugiados.
São Paulo: (s/ editora), 2019

Conteúdo:

  • Levantamento de temas relativos à atualidade brasileira;
  • Revisão dos tempos verbais do modo indicativo (simples e
    compostos);
  • Construção das noções relativas ao uso dos tempos do modo
    subjuntivo e dos conectivos associados a esses tempos;
  • O exame para obtenção do Celpe-bras: estrutura, gêneros textuais
    exigidos e apresentados, simulado das etapas escrita e oral