Leitura e Escrita de comunicações em inglês para funcionários FFLCH-USP

Público Alvo

Funcionários da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com nível A2-B1 de inglês comprovado via Teste de Nível.

 

Carga Horária

32h

 

Modalidade

Presencial

 

Objetivos do Curso

O objetivo deste curso é oferecer elementos linguísticos e culturais para funcionários da Universidade de São Paulo que visam compreender, produzir e responder a textos em inglês de forma correta e culturalmente adequada em seus respectivos contextos profissionais.

 

Conteúdo Programático

  • Compreensão de Leitura a partir de gêneros textuais utilizados em contexto de trabalho (identificação de tópico, objetivo, registro e movimentos textuais em inglês);
     

  • Compreensão Escrita com enfoque na redação (produção e resposta) a e-mails de maneira adequada à cultura de língua inglesa, incluindo polidez no oferecimento e solicitação de informações;
     

  • Introdução e conceitos gerais de gramática do inglês a partir dos gêneros textuais trabalhdos;
     

  • Identificação dos principais pontos e informações de comunicações escritas e emprego dessas informações em suas áreas de conhecimento para leitura e produção de e-mails em inglês;

 

Metodologia

Aulas expositivas, exercícios de leitura e escrita.

 

Avaliação

Realização de exercícios e provas.

 

Critérios para Aprovação 

Frequência de 75% ou mais, e nota mínima 7,0.

 

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas ministradas.

 

Pré-Requisitos

Nível A2-B1 de inglês, comprovado via Teste de Nível.

 

Teste de Nível

24/04 e 29/04, às 9h30.
 

 

Bibliografia Básica

ALAFNAN, Mohammad Awad. Politeness in Business Writing: The Effects of Ethnicity
and Relating Factors on Email Communication. Open Journal os Modern Linguistics,
2014, 4, p. 275-289. Published Online June 2014 in SciRes (Scientific Research).
Disponível Online em http://dx.doi.org/10.4236/ojml.2014.42022
ASHLEY, A. Oxford Handbook of Commercial Correspondence. New Edition. UK:
Oxford University, 2003.
LOUGHEED, Lin. Business Correspondence – A Guide to Everyday Writing. 2ª ed. EUA:
Pearson Education, 2003.
VIAN JR, Orlando. Inglês Instrumental, Inglês para Negócios e Inglês Instrumental
para Negócios. D.E.L.T.A., Vol. 15, N° Especial, 1999. P. 437-457.
YASUDA, Sachiko. Genre-based tasks in foreign language writing: Developing writers’
genre awareness, linguistic knowledge and writing competence. Journal of Second
Language Writing 2011, 20, p. 111-133. Disponível Online em www.sciencedirect.com