Atividades lúdicas para o ensino da gramática

Atividades lúdicas para o ensino da gramática

 

Ministrantes: María de los Ángeles Ballesteros e Ramiro C.H. Caggiano Blanco

Público Alvo: estudantes de graduação, pós graduação e professores de língua espanhola.

Valor USP: Gratuito

Valor Público Externo: Gratuito

Período de Inscrição: 24/09 a 03/10

Vagas: 40 vagas

Local da oficina: Sala 204 do Prédio da Letras

Data de início: 05/10/2018

Data de término: 05/10/2018  

Horário: 14:00 às 18:00

Carga Horária Total: 4 horas 

 

Inscrições  -> clique aqui <-

 

 

1 - Programa da oficina:

4 horas de oficina com as seguintes atividades:

a) parte expositiva
b) reflexão
c) atividades
d) reflexão final

 

2 - Objetivo geral:

O ensino do componente gramatical da língua pode ser feito por meio de vários enfoques. O objetivo da oficina é mostrar que o recurso lúdico pode ser mais uma ferramenta aos docentes para que os aprendentes assimilem o conteúdo abordado. 

Temos como objetivo:

Explicar como ensinar a gramática usando jogos;

Mostrar atividades lúdicas que possam ser realizadas em sala de aula;

Demonstrar como a interatividade e o jogo podem constituir facilitadores do ensino de aspectos gramaticais da língua.

 

3 - Bibliografia:

ANDREU, A. M. (2007). Actividades lúdicas en la enseñanza de LFE: el juego didáctico. In I Congreso Internacional de Español para Fines Específicos, Valencia. Acesso em 07/06/ 2018. Disponível em: <https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/ciefe/pdf/01/cvc_cief…;.

BARALO, M. (2004). La adquisición del  español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros.


BARETTA, D. (2008). Lo lúdico en la enseñanza-aprendizaje del léxico: propuesta de juegos para las clases de ELE. Acesso em 24/ 07/2013. Disponível em: <http://www.mecd.gob.es/dctm/redele/MaterialRedEle/Revista/2006_07/2006_…


CHAMORRO M. e PRATS, N. (1990). La aplicación de los juegos a la enseñanza de español como lengua extranjera. In Actas II Congreso ASELE, pp. 235- 245. Acesso em 14/ 03/2018.   Disponível em: <http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/02/02_0233.p…;


FUENTES, C. N. (2008). El componente lúdico en el aula de ELE. In MarcoELE, 7, Revista de Didáctica ELE. Acesso em 24/ 07/2017. Disponível em: http://marcoele.com/descargas/7/nevado_juego.pdf.


GUASTALEGNANNE, H. Juegos para trabajar gramática y vocabulario en la clase ELE. Suplementos marcoELE, núm. 9, 2009. ISSN 1885-2211.


PASSARELLI, L. G. (1999) Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. São Paulo: Olho D’Agua.