Atividades lúdicas para o ensino da gramática
Ministrantes: María de los Ángeles Ballesteros e Ramiro C.H. Caggiano Blanco
Público Alvo: estudantes de graduação, pós graduação e professores de língua espanhola.
Valor USP: Gratuito
Valor Público Externo: Gratuito
Período de Inscrição: 24/09 a 03/10
Vagas: 40 vagas
Local da oficina: Sala 204 do Prédio da Letras
Data de início: 05/10/2018
Data de término: 05/10/2018
Horário: 14:00 às 18:00
Carga Horária Total: 4 horas
Inscrições -> clique aqui <-
1 - Programa da oficina:
4 horas de oficina com as seguintes atividades:
a) parte expositiva
b) reflexão
c) atividades
d) reflexão final
2 - Objetivo geral:
O ensino do componente gramatical da língua pode ser feito por meio de vários enfoques. O objetivo da oficina é mostrar que o recurso lúdico pode ser mais uma ferramenta aos docentes para que os aprendentes assimilem o conteúdo abordado.
Temos como objetivo:
Explicar como ensinar a gramática usando jogos;
Mostrar atividades lúdicas que possam ser realizadas em sala de aula;
Demonstrar como a interatividade e o jogo podem constituir facilitadores do ensino de aspectos gramaticais da língua.
3 - Bibliografia:
ANDREU, A. M. (2007). Actividades lúdicas en la enseñanza de LFE: el juego didáctico. In I Congreso Internacional de Español para Fines Específicos, Valencia. Acesso em 07/06/ 2018. Disponível em: <https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/ciefe/pdf/01/cvc_cief…;.
BARALO, M. (2004). La adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros.
BARETTA, D. (2008). Lo lúdico en la enseñanza-aprendizaje del léxico: propuesta de juegos para las clases de ELE. Acesso em 24/ 07/2013. Disponível em: <http://www.mecd.gob.es/dctm/redele/MaterialRedEle/Revista/2006_07/2006_…
CHAMORRO M. e PRATS, N. (1990). La aplicación de los juegos a la enseñanza de español como lengua extranjera. In Actas II Congreso ASELE, pp. 235- 245. Acesso em 14/ 03/2018. Disponível em: <http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/02/02_0233.p…;
FUENTES, C. N. (2008). El componente lúdico en el aula de ELE. In MarcoELE, 7, Revista de Didáctica ELE. Acesso em 24/ 07/2017. Disponível em: http://marcoele.com/descargas/7/nevado_juego.pdf.
GUASTALEGNANNE, H. Juegos para trabajar gramática y vocabulario en la clase ELE. Suplementos marcoELE, núm. 9, 2009. ISSN 1885-2211.
PASSARELLI, L. G. (1999) Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. São Paulo: Olho D’Agua.