Japonês II – Natsu

Objetivos do Curso

Trabalhar com as quatro habilidades linguísticas da língua japonesa; introduzir as estruturas frasais
e apresentar logogramas. O objetivo final é conseguir fazer comparações, dar opiniões, descrever
ações, dar explicações/ desculpas/ razões, dizer intenções, dar conselhos, fazer suposições.

Justificativa

Oferecer oportunidade de aprendizagem da língua japonesa à comunidade USP em tentar se
comunicar no Japão ou almejando estudos no Japão.

O aluno aprenderá neste curso a:

 Falar de sua família e de outros com mais detalhes;
 Dar razões, explicar-se;
 Dizer suas vontades/ desejos e a de outros;
 Fazer comparações;
 Distinguir linguagem polida da não-polida;
 Demonstrar intenção real;
 Dar opiniões e afirmar de modo não direto;
 Fazer discurso indireto;
 Conhecer partes do corpo e falar sobre dores e doenças;
 Dar e ouvir conselhos;
 Fazer suposições;
 Descrever condições (parado, aberto, aceso, etc)
 Escrever mais uns 100 kanji (escrita logográfica).

Metodologia

A oralidade só é apreendida se houver muito esforço de repetição, e é por meio dela, juntamente com o aumento gradativo do vocabulário e das estruturas gramaticais, que os alunos poderão compreender o cotidiano e o pensamento japonês.
Por meio de uma abordagem comunicativa e audiovisual, o professor evita ao máximo traduzir as palavras, deixando a cargo dos alunos para fazerem a inferência e tirarem suas próprias conclusões quanto ao significado das palavras. Com isso, apresenta-se o vocabulário e as estruturas gramaticais por meiode slides e muita repetição.

Critérios para Aprovação

Provas escritas, orais e de áudio, mini-testes de logogramas e entrega de exercícios escritos
solicitados e participação nas atividades comunicativo-orais. Para aprovação, será necessária
uma média final maior ou igual a 7

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas ministradas.

Bibliografia Básica

Integrated Course In Elementary Japanese – Genki I (Main Text). Tóquio: The Japan Times, 1999.

Integrated Course In Elementary Japanese – Genki I: Wâkubukku (caderno de exercícios). Tóquio:
The Japan Times, 1999.

Kurasu Katsudoushû 101 (caderno de atividades). Tokyo: 3A Corporation, 1994.
Minna no Nihongo: Bunkei renshûchô I (caderno de exercícios). Tóquio: 3A Corporation, 2000.

Minna no Nihongo: Renshû mondaishû I (caderno de exercícios). Tokyo: 3A Corporation, 1999.

Minna no Nihongo Shokyû I (livro-texto). Tokyo: 3A Corporation, 2000.

Minna no Nihongo I – Chôkai Tasuku 25. Tóquio: 3A Corporation, 2005.

“Nihongo Nouryoku Shiken” Taisaku. Nihongo Charenji N5-N4 (Kanji). Tóquio: ASK Publishing,
2010.

“Nihongo Nouryoku Shiken” Taisaku. Nihongo Charenji N5-N4 (Kotoba). Tóquio: ASK
Publishing, 2010.

Nihongo Shokyû 1. Daichi (Main Text). Tóquio: 3A Corporation, 2008.

Nihongo Shokyû 1. Daichi (Translation of the Main Text and Grammar Notes). Tóquio: 3A
Corporation, 2009.

Nihongo Shokyû 1. Daichi (Kiso Mondaishû). Tóquio: 3A Corporation, 2009.