Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Programa - Inglês para Produção de Abstracts

Público Alvo
 
Alunos de pós­graduação.
 
 
Carga Horária
 
16h

 

Modalidade
 
Presencial

 

Objetivos do Curso

Ao final deste curso de 16 horas, pretende-se que os alunos sejam capazes de produzir abstracts que descrevam ou comentem as diferentes etapas da pesquisa: objetivo, metodologia, resultados e considerações finais, observando a estrutura pertinente de cada subdivisão e o número de palavras específicado por revistas acadêmicas e por encontros científicos.

 

Objetivos Específicos

  • Analisar abstracts publicados em diferentes áreas do conheicimento e fazer o levantamento da organização textual neles presentes;
  • Estudar e utilizar na escrita os elementos léxico-gramaticais presentes em abstracts, como sintagmas nominais, tempos verbais e pronomes;
  • Estudar e utilizar na escrita as expressões frequentes que compõem as diferentes partes do abstract.

 

Justificativa

Os abstracts, ou resumos de pesquisa, são considerados o cartão de visita de trabalhos acadêmicos, sejam eles teses, dissertações, artigos ou pesquisas em andamento. A decisão de ler ou não um trabalho de pesquisa completo e a aceitação de um trabalho para um encontro científico dependem da impressão e do entendimento que a leitura de um abstract causa no leitor 

A produção de abstracts requer a habilidade de sintetizar, em um número definido de palavras, o conteúdo do trabalho realizado até o momento de sua produção de modo a deixar claros o objetivo, método, resultados e conclusão. Sendo assim, esse módulo tem o objetivo de atender aqueles que precisam produzir esse gênero textual, observando os padrões linguísticos e estruturais presentes em cada uma dessas subdivisões.

 

Conteúdo Programático

O participante aprenderá neste curso:
  • Tempos verbais;
  • Expressões frequentes nas diferentes partes do abstract;
  • Voz passiva;
  • Uso de pronomes pessoais, possessivos e relativos;
  • Uso de conjunções;
  • Estrutura das orações com períodos simples e compostos em abstracts.
  • Tipos de abstracts (congressos, artigos empíricos, artigos teóricos).

Metodologia

O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e nas estratégias de prática escrita voltadas para a produção de abstracts.

Avaliação

Serão avaliados dois abstracts entregues pelos alunos ao longo do curso.

 

Critérios para Aprovação 

Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0.
 
 
Frequência Mínima
 
O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, o aluno não poderá exceder cinco faltas.
 

Pré-Requisitos

  • Alunos USP – pós graduação.

 

Teste de Nível

1º teste: 15/08
2º teste: 11/09

 

Bibliografia Básica

SCHUSTER, Ethel; LEVKOWITZ, Haim; OLIVEIRA, Jr., Osvaldo N. Writing scientific papers in English successfully: your complete roadmap. Compacta Gráfica e Editora, São Carlos: 2014.
 
SWALES, John M. FEAK, Christine B. Abstract and the Writing of Abstracts. University of Michigan Press, 2009.