Programa - Inglês para Graduandos USP - Nível 1

Objetivos do Curso

Desenvolver habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas ao usuário básico de língua inglesa, com foco em aspectos linguísticos-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e em contextos universitários

Objetivos Específicos

• Criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita;
  • Favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade;
  • Desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.

Justificativa

As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno graduando a desenvolver a proficiência em língua ingles e, assim, poder participar de eventos pertinentes aos contextos acadêmicos de nossa Universidade.

O participante aprenderá neste curso:
  • Solicitar informações pessoais;
  • Descrever locais;
  • Dar indicações sobre locais;
  • Fazer sugestões;
  • Aceitar e recusar sugestões;
  • Interagir para a troca de informações pessoais e profissionais básicas;
  • Comprar passagens;
  • Fazer pedidos;
  • Participar de discussões simples sobre rotinas e hábitos;
  • Falar sobre filmes;
  • Falar sobre meios de transportes;
  • Fazer reservas de passagens aéreas;
  • Escrever um CV simples;
  • Compreender informações em folhetos simples;
  • Compreender e escrever resenhas simples de filmes e livros;
  • Descrever tabelas e gráficos simples;
  • Fazer descrições simples;
  • Usar dicionário para esclarecimento de dúvidas.

Metodologia

O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.

Avaliação

O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:

• Apresentações orais de trabalho, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
  • Atividades de compreensão oral;
  • Atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
  • Provas;
  • Leitura de livro em versão simplificada;
  • Autoavaliações e/ou avaliação entre pares.

Critérios para Aprovação

Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média 7,0 no final do curso.

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso.

Pré-Requisitos

• Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP;
  • Ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de origem.

Teste de Nível

Não será oferecido teste de nível de inglês. Este nível destina-se a alunos que não têm conhecimento linguístico prévio.

Bibliografia Básica

Apostila elaborada pela professora com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos e de acordo com as necessidades dos alunos.

Bibliografia Complementar

• MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Intermediate With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
  • MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
  • SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
  • SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995.
  • SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.