Programa: Inglês para negócios – módulo 1

Público Alvo

Público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação de outras unidades, funcionários e docentes).

Objetivos do Curso

Desenvolver e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa (compreensão/produção oral, compreensão/produção escrita), em nível intermediário a avançado, com foco em temas relacionados ao mundo dos negócios e ao ambiente de trabalho.

Objetivos Específicos

Discutir temas relacionados ao mundo dos negócios e ao ambiente de trabalho; desenvolver o domínio da língua inglesa (compreensão/produção oral, compreensão/produção escrita) em situações de uso profissionais; apresentar e revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados aos temas.

Justificativa

O uso da língua inglesa em contextos profissionais e de negócios possui especificidades que não são exploradas em cursos de inglês geral. Considerando-se também as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso Inglês para Negócios pode aprimorar o desempenho linguístico de alunos com ou sem experiência profissional, preparando-os para o uso da língua em situações de trabalho e negócios.

Conteúdo Programático

• Temas: alianças de negócios, projetos, trabalho em equipe, tecnologia da informção, propaganda;
  • Revisão de tempos verbais e verbos modais, uso de artigos, orações subordinadas, estrutura da frase interrogativa, uso de verbos no gerúndio e no infinitivo;
  • Expressões idiomáticas, phrasal verbs, substantivos compostos, colocações.

Metodologia

O curso será ministrado em inglês, desenvolvendo-se por meio de aulas expositivas, discussões em sala de aula, apresentações orais, exercícios escritos e orais, tarefas de estudo individual.

Exercícios, provas escritas, apresentações orais, redações.

Critérios para Aprovação

Frequência de 85% ou mais, e nota mínima 7,0.

Pré-Requisitos

Nível intermediário a avançado em inglês. Será aplicado um teste de compreensão escrita e oral para avaliação do conhecimento de língua inglesa dos candidatos.

Bibliografia Básica

DUBICKA, Iwonna & O’KEEFFE, Margaret. Market leader – advanced business English course book. Essex: Pearson. 2006
TRAPPE, Tonya & TULLIS, Graham. Intelligent business – upper intermediate. Essex: Pearson. 2006