Japonês IV - Fuyu

Público-Alvo

1. comunidade USP: alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes;

2. público em geral: universitários ou acima de 17 anos.

Objetivos do Curso

Uso de quatro habilidades linguísticas da língua japonesa; introdução de estruturas frasais e apresentação de logogramas; exercícios de inferência do significado de alguns vocábulos e apreensão de ideias gerais em textos auditivos.

Justificativa

Oferecer oportunidade de aprendizagem da língua japonesa à comunidade USP e demais interessados que almejam se comunicar no Japão e/ou estudar no Japão.

Programa

Revisão de conteúdos apresentados no estágio anterior e introdução de novas estruturas gramaticais, desenvolvendo a competência oral e a auditiva; continuação da introdução de escrita logográfica (kanji) e a leitura e elaboração de frases e textos curtos.

• revisão de estruturas apresentadas no estágio anterior;
  • introdução de novas estruturas gramaticais;
  • formas polida e não-polida;
  • coordenação e subordinação;
  • escrita logográfica (kanji).

Critérios para Aprovação

Provas escritas, orais e de aúdio, mini-testes de logogramas e entrega de exercícios escritos solicitados e participação nas atividades comunicativo-orais.

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas.

Bibliografia Básica

Integrated Course In Elementary Japanese - Genki II (Main Text). Tóquio: The Japan Times, 1999.

Integrated Course In Elementary Japanese - Genki II: Wâkubukku (caderno de exercícios). Tóquio: The Japan Times, 1999.

Kurasu Katsudoushû 101 (caderno de atividades). Tokyo: 3A Corporation, 1994.

Minna no Nihongo: Bunkei renshûchô II (caderno de exercícios). Tóquio: 3A Corporation, 2000.

Minna no Nihongo: Renshû mondaishû II (caderno de exercícios). Tokyo: 3A Corporation, 1999.

Minna no Nihongo Shokyû II (livro texto). Tokyo: 3A Corporation, 2000.

Minna no Nihongo II - Chôkai Tasuku 25. Tóquio: 3A Corporation, 2005.

"Nihongo Nouryoku Shiken" Taisaku. Nihongo Charenjji N5-N4 (Kanji). Tóquio: ASK Publising, 2010.

"Nihongo Nouryoku Shiken" Taisaku. Nihongo Charenjji N5-N4 (Kotoba). Tóquio: ASK Publising, 2010.

Nihongo Shokyû 2. Daichi (Main Text). Tóquio: 3A Corporation, 2008.

Nihongo Shokyû 2. Daichi (Tranlation of the Main Text and Grammar Notes). Tóquio: 3A Corporation, 2009.

Nihongo Shokyû 2. Daichi (Kiso Mondaishû). Tóquio: 3A Corporation, 2009.