Objetivos do Curso
Desenvolvimento das competências de compreensão e expressão oral, e compreensão e produção escrita em língua francesa.
Objetivos Específicos
• Desenvolver a compreensão oral e escrita, e a expressão oral e escrita em língua francesa a partir de situações do cotidiano e de situações profissionais específicas das Relações Internacionais.
• Desenvolver competências acadêmicas em língua francesa específicas ao meio universitário francês (Francês com Objetivos Universitários).
Justificativa
A política de internacionalização da Universidade de São Paulo tem mobilizado toda a comunidade universitária no sentido de compreender a complexidade das ações para sua efetivação. Professores responsáveis por programas de intercâmbio e duplo diploma e professores especialistas em línguas estrangeiras interessados em formar linguística e culturalmente os alunos para o ingresso no meio universitário estão cada vez mais envolvidos em tarefas específicas ligadas ao bom andamento e ao desenvolvimento de programas de internacionalização.
Este contexto exige que a universidade tenha uma proposta de formação em língua estrangeira que assegure o bom desempenho e a adaptação dos alunos por meio do desenvolvimento de atividades de comunicação oral e escrita, realizadas em três eixos: o linguístico, o sociocultural e o acadêmico.
O Curso de Francês para alunos de Relações Internacionais é oferecido desde 2013 e responde a uma demanda específica de formação em língua francesa voltada a um público e contexto específicos.
Conteúdo Programático
O participante aprenderá neste curso:
• Fazer hipóteses
• Informar-se sobre a atualidade
• Relatar em detalhes um acontecimento, uma experiência, um filme
• Citar as palavras de outra pessoa
• Exprimir um julgamento, um ponto de vista
• Defender uma ideia
• Argumentar
Metodologia
As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.
Avaliação
A avaliação é contínua, através da realização das atividades propostas semanalmente, e pontual, através da aplicação de duas provas semestrais.
Critérios para Aprovação
Pré-Requisitos
- Estar regularmente matriculado como aluno do curso de Relações Internacionais (IRI);
-
Ter no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum Europeu de referências para Línguas;
-
Ter sido aprovado no Módulo 3 do CFI - Relações Internacionais ou demonstrar nível compatível no teste de nível.
Teste de Nível
Bibliografia Básica
REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.
AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau intermédiaire). Paris: Hachette, 2001.
CHALARON, Marie-Laure; ABRY, Dominique; La grammaire des premiers temps vol. 2; FLE PUG, 2014.