Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Curso de Francês para Internacionalização – Relações Internacionais – Módulo 1

Público Alvo
 
Alunos de graduação do curso de Relações Internacionais da USP que não tenham conhecimento em francês (pós-graduandos apenas poderão se inscrever para vagas remanescentes).
 
 
Carga Horária
 
50h

 

Modalidade
 
Presencial

 

Objetivos do Curso

Desenvolvimento das competências de compreensão e expressão oral, e compreensão e produção escrita em língua francesa.

 

Objetivos Específicos

Desenvolver a compreensão oral e escrita, e a expressão oral e escrita em língua francesa a partir de situações do cotidiano e de situações profissionais específicas das Relações Internacionais.

• Desenvolver competências acadêmicas em língua francesa específicas ao meio universitário francês (Francês com Objetivos Universitários): apresentar e descrever um estabelecimento de ensino superior na França, sua organização, disciplinas ministradas, duração do curso.

 

Justificativa

A política de internacionalização da Universidade de São Paulo tem mobilizado toda a comunidade universitária no sentido de compreender a complexidade das ações para sua efetivação. Professores responsáveis por programas de intercâmbio e duplo diploma e professores especialistas em línguas estrangeiras interessados em formar linguística e culturalmente os alunos para o ingresso no meio universitário estão cada vez mais envolvidos em tarefas específicas ligadas ao bom andamento e ao desenvolvimento de programas de internacionalização.
 

Este contexto exige que a universidade tenha uma proposta de formação em língua estrangeira que assegure o bom desempenho e a adaptação dos alunos por meio do desenvolvimento de atividades de comunicação oral e escrita, realizadas em três eixos: o linguístico, o sociocultural e o acadêmico.
 

O Curso de Francês para alunos de Relações Internacionais é oferecido desde 2013 e responde a uma demanda específica de formação em língua francesa voltada a um público e contexto específicos.

 

Conteúdo Programático

O participante aprenderá neste curso:

• Apresentar-se e apresentar uma pessoa (nome, nacionalidade, data de nascimento, etc); descrição física e psicológica.

• Solicitar e fornecer informações.

• Expressar gostos e preferências.

• Descrever atividades cotidianas, de lazer, de estudos (universidade); expressões de tempo.

• Marcar e propor encontros em diferentes situações.

• Apresentar e descrever um estabelecimento de ensino superior na França, sua organização, disciplinas ministradas, duração do curso.

 

 

Metodologia

As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.

Avaliação

A avaliação é contínua, através da realização das atividades propostas semanalmente, e pontual, através da aplicação de duas provas semestrais.

 

Critérios para Aprovação 

O aluno será considerado aprovado se realizar as atividades propostas semanalmente, se sua média final for igual ou superior a 7,0 e se tiver, no mínimo, 85% de presença.
 
 
Frequência Mínima
 
O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas.
 

Pré-Requisitos

  • Nível iniciante – alunos sem conhecimento prévio da língua francesa.
 
Bibliografia Básica

REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.

ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique. Paris: Hachette, 2010. Nível A1/A2.

AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau débutant). Paris: Hachette, 2001.