Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Curso de Francês para Internacionalização – CFI - Poli – Módulo 3

Público Alvo
 
Alunos da Escola Politécnica (Poli-USP) que tenham cursado o Módulo 2 do CFI-Poli ou que tenham nível compatível (pós-graduandos apenas poderão se inscrever para vagas remanescentes).
 
 
Carga Horária
 
50h

 

Modalidade
 
Presencial

 

Objetivos do Curso

Desenvolvimento das competências de compreensão e expressão oral, e compreensão e produção escrita em língua francesa.

 

Objetivos Específicos

  •  Desenvolver a compreensão oral e escrita, e a expressão oral e escrita em língua francesa a partir de situações do cotidiano e de situações específicas do meio universitário francês.

 

  • Desenvolver competências acadêmicas em língua francesa específicas ao meio universitário francês (Francês com Objetivos Universitários): redigir uma carta de motivação e um CV.

 

  • Desenvolver o projeto intercultural – regiões da França.

 

Justificativa

A política de internacionalização da Universidade de São Paulo tem mobilizado toda a comunidade universitária no sentido de compreender a complexidade das ações para sua efetivação. Professores responsáveis por programas de intercâmbio e duplo diploma e professores especialistas em línguas estrangeiras interessados em formar linguística e culturalmente os alunos para o ingresso no meio universitário estão cada vez mais envolvidos em tarefas específicas ligadas ao bom andamento e ao desenvolvimento de programas de internacionalização. 

Este contexto exige que a universidade tenha uma proposta de formação em língua estrangeira que assegure o bom desempenho e a adaptação dos alunos por meio do desenvolvimento de atividades de comunicação oral e escrita, realizadas em três eixos: o linguístico, o sociocultural e o acadêmico. O Curso de Francês para alunos da Escola Politécnica é oferecido desde 2001 e responde a uma demanda específica de formação em língua francesa voltada para os programas de intercâmbio com a França, principalmente, o Duplo Diploma.

 

Conteúdo Programático

            O participante aprenderá neste curso:

  • Apresentar-se em uma situação formal (entrevista).

 

  • Redigir uma carta de motivação, um CV.

 

  • Fazer projetos de futuro em situações do cotidiano pessoal, universitário e profissional.

 

  • Compreender previsão meteorológica e fazer previsões.

 

  • Formular hipóteses.

 

  • Indicar a localização de alguém ou de alguma coisa; pedir e explicar um itinerário.

 

  • Descrever um alojamento, uma universidade, espaços públicos.

 

  • Dar conselhos e sugestões.

 

  • Descrever um estado de saúde.

 

  • Projeto intercultural - descrever as regiões da França em diferentes aspectos interculturais.

 

Metodologia

As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.

 

Avaliação

A avaliação é contínua, através da realização das atividades propostas semanalmente, e pontual, através da aplicação de duas provas semestrais.

 

Critérios para Aprovação 

O aluno será considerado aprovado se realizar as atividades propostas semanalmente, se sua média final for igual ou superior a 7,0 e se tiver, no mínimo, 85% de presença.
 
 
Frequência Mínima
 
O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas.
 

Pré-Requisitos

  • Estar regularmente matriculado em um curso da Escola Politécnica (Poli-USP);
  • Ter no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum Europeu de referências para Línguas;

  • Ter sido aprovado no Módulo 2 do CFI - Poli ou demonstrar nível compatível no teste de nível.

 

Teste de Nível

Será oferecido teste de nível de francês em 21/03/2017 das 17h às 19h.
 

Bibliografia Básica

REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.

AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau intermédiaire). Paris: Hachette, 2001.

 

CHALARON, Marie-Laure; ABRY, Dominique; La grammaire des premiers temps vol. 2; FLE PUG, 2014.