Leitura para N4/N5 do JLPT

Público Alvo

1. comunidade USP: alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes com conhecimento mínimo das estruturas básicas da língua japonesa;

2. público em geral: universitários ou acima de 17 anos com conhecimento mínimo do conteúdo das estruturas básicas da língua japonesa.

CONDIÇÃO NECESSÁRIA: conhecimento de Hiragana e Katakana, e Kanji próprios de N5 e N4.

Objetivos do Curso

Preparação para prestar o Exame de Proficiência em Língua Japonesa N5 ou N4, com exercícios de leitura para as seções de interpretação de textos.

Complemento das aulas do curso de Japonês III-Aki.

Justificativa

O referido exame é o único que avalia e certifica a proficiência em língua japonesa, em caráter oficial, realizado mundialmente. Os níveis N5 e N4 são considerados introdutório e básico, respectivamente, com uma boa procura por parte do alunato dos cursos de japonês para verificarem seus próprios conhecimentos. Nesse sentido, este curso pretende complementar os cursos de japonês do Centro de Línguas, dando enfoque na preparação para prestar a prova nos referidos níveis.

1. Aulas expositivas

2. Aplicação e correção de exercícios

3. Simulados

Metodologia

Estratégias de leitura de textos e, caso necessário, explicação de alguns pontos gramaticais próprios de texto escrito.

Participação em sala de aula e prova.

Critérios para Aprovação

Participação em sala de aula e prova. Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0.

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas.

Pré-Requisitos

• conhecimento de Hiragana e Katakana, e Kanji próprios de N5 e N4.

Bibliografia Básica

Ichikawa, A. & Setoguchi, A. & Matsumoto, T. Gokaku dekiru Nihongo Noryoku Shiken N4・5. Tokyo: ALC, 2014.
Aoyama, Y. & Aoyama, M. Nihongo Noryoku Shiken N5 yoso mondaishu. Tokyo: Kokusho kankokai, 2011.

Aoyama, Y. & Aoyama, M. Shinshiken taio Nihongo Noryoku Shiken N4 yoso mondaishu. Tokyo: Kokusho kankokai, 2010.

Matsumoto, S; et alii. Jitsuryoku appu! Nihongo Noryoku Shiken N4 Yomu. Tokyo: Unicom, 2014.

Watanabe, A; et alii. Nihongo Noryoku Shiken kanzen moshi N4. Tokyo: J Risachi, 2013.

The Japan Foundation and Japan Education Exchanges and Services. Japanese-Language Proficiency Test

Official Practice Workbook N5. Tokyo: Bojinsha, 2012.

The Japan Foundation and Japan Education Exchanges and Services. New Japanese-Language Proficiency

Test Official Practice Workbook N4. Tokyo: Bojinsha, 2012.