Redação em japonês para universitários

1.comunidade USP:

- alunos de gradução e pós-graduação, funcionários e docentes: conhecimento básico do idioma,

equivalente ao Curso Básico IV do Centro de Línguas ou ao conteúdo de N4 do Exame de

Proficiência em Língua Japonesa (JLPT) ou;

2.público em geral: universitários ou acima de 17 anos, conhecimento básico do idioma, equivalente

Língua Japonesa (JLPT).

Objetivos do Curso

Desenvolver a habilidade de escrita em língua japonesa, para que o aluno seja capaz de escrever pequenos textos relacionados a âmbitos universitários. Adquirir noções gramaticais e lexicais próprias da escrita japonesa.

Conhecer estruturas gramaticais e vocabulário utilizados em produções escritas (como escrever uma redação dissertativa, como elaborar um texto de opinião, qual é a regra para se iniciar uma mensagem de e-mail, etc.).

Justificativa

O curso de redação em japonês para universitários foi pensado para oferecer aos estudantes (graduandos e pós-graduandos) oportunidades de:

1. escrever pequenos textos em japonês, como blogues e Facebook;

2. escrever mensagens de e-mail, obedecendo regras de etiqueta da escrita japonesa;

3. escrever uma redação de objetivos para prestar bolsas de estudo ao Japão;

4. manter algum contato com a língua japonesa através da escrita.

O participante aprenderá neste curso:

- Conscientização do processo de produção escrita, frase por frase, parágrafo por parágrafo;

- Seleção de vocábulos para cada tipo de texto;

- Gramática aplicada à produção escrita: construções afirmativas, negativas e interrogativas, voz

passiva;

- Organização textual: percepção da estrutura e compreensão dos textos do ponto de vista formal e

estilístico.

Metodologia

Conhecer estruturas gramaticais e vocabulário utilizados em produções escritas (como escrever uma redação dissertativa, como elaborar um texto de opinião, qual é a regra para se iniciar uma mensagem de  e-mail, etc.).

Trabalhos escritos.

Critérios para Aprovação

Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0.

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas.

Pré-Requisitos

• ter sido aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro de Línguas ou apresentar algum certificado reconhecido internacionalmente que comprove o conhecimento de japonês exigido.

• conhecimento básico do idioma, equivalente ao Curso Básico IV do Centro de Línguas ou ao conteúdo de N4 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT).

Teste de Nível

Será oferecido teste de nível de japonês em 02/03/2017 das 12h às 14h. (Caso haja vagas remanscentes, um novo teste de nível será oferecido em xx/03/2017 das xxh às xxh)

Bibliografia Básica

Daigaku/ Daigakuinsei Ryûgakusei no nihongo 2 Sakubun-hen. Tóquio: ALC, 2012.

Nihon ryûgakusei shiken taisaku Kijutsu mondai têma 100 [kiso-hen]. Tóquio: Bonjinsha, 2013.

OKUMURA, Maki & YASUKOCHI, Takako. Nihongo bijinesu bunsho manyuaru. Tóquio: ASK

Publishing, 2014.