Programa - Inglês para Graduandos USP - Nível 3

Objetivos do Curso

Desenvolver as habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas ao usuário independente de língua inglesa, com foco em aspectos linguísticos-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e em contextos universitários.

Objetivos Específicos

• Criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita, de forma que o aluno consiga atingis o nível intermediário B1;
  • Favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade;
  • Desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem;

Justificativa

As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno a desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa e, assim, poder participar de eventos comunicativos pertinentes aos contextos acadêmicos de nossa Universidade.

O participante aprenderá neste curso:
  • Compreender palestras curtas sobre temas familiares;
  • Compreender os pontos principais em programas de TV sobre
    temas familiares;
  • Compreender pontos principais de artigos de jornais e revistas;
  •  Compreender versões simplificadas de romances e contos;
  • Expressar sentimentos e atitudes como surpresa, felicidade,
    tristeza, interesse e desinteresse;
  • Dar e pedir opiniões pessoais em uma discussão informal com
    amigos, concordando e discordando polidamente;
  • Falar sobre planos e propor alternativas;
  • Explicar e justificar ações e planos;
  • Comparar e contrastar pessoas, objetos e lugares;
  • Falar sobre doenças;
  • Fazer reclamações;
  • Comentar sobre situações imprevistas;
  • Fazer reservas;
  • Fazer uma apresentação curta e responder perguntas de forma clara;
  • Resumir informações sobre assuntos de várias fontes com o objetivo de apresentá-las;
  • Identificar conclusões em textos argumentativos;
  • Descrever uma experiência, real ou imaginária, incluindo
    sentimentos e reações;
  • Escrever sobre um tema familiar, comparando e contrastando
    opiniões diferentes;
  • Repetir a informação dita como recurso para verificar a
    compreensão;
  • Usar palavras de ligação para relacionar as ideias de forma
    coerente;
  • Usar marcadores de pausa no discurso oral para planejar e
    corrigir o que está sendo dito.

Metodologia

O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.

Avaliação

O participante será avaliado de forma contínua por meio de portfólio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:

• Apresentações orais de trabalho, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
  • Atividades de compreensão oral;
  • Atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
  • Provas;
  • Leitura de contos;
  • Autoavaliações e/ou avaliações entre pares.

Critérios para Aprovação

Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0.

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência nas aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso.

Pré-Requisitos

• Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP;
  • Ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de origem;
  • Ter sido aprovado no Inglês para Graduandos 2 ou ter sido aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro de Línguas.

Teste de Nível

Será oferecido teste de nível para alunos novos em 16/02/2016 das 14h às 16h.

Bibliografia Básica

Material didático elaborado pela professora com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos e de acordo com as necessidades dos alunos.

Bibliografia Complementar

• MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Intermediate With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
  • MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
  • SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
  • SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995.
  • SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.