Programa - Inglês para Graduandos USP - Nível 2

Objetivos do Curso

Aprimorar habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas ao usuário básico e independente de língua inglesa com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e em contextos universitários.

Objetivos Específicos

• Criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita, de forma que o aluno consiga atingir o nível intermediário B1;
  • Favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade;
  • Desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem;

Justificativa

As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Programas de intercâmbio internacional, que exigem o domínio da língua inglesa, estão cada vez mais disponíveis para os alunos da graduação. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno graduando a desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa e, assim, poder participar de eventos comunicativos pertinentes ao contexto acadêmico de nossa Universidade.

O participante aprenderá neste curso:
  • Compreender histórias simples e textos sobre assuntos familiares, e-mails e cartas de amigos ou colegas;
  • Compreender as informações principais do noticiário de TV sobre assuntos familiares;
  • Compreender anúncios simples, tais como os de aeroportos;
  • Compreender instruções simples, tais como as de como usar um telefone ou caixa eletrônico.
  • Selecionar informações relevantes em classificados, catálogos, páginas da Web, entre outros;
  • Falar sobre eventos passados;
  • Falar sobre a sua educação e carreira, descrevendo experiências relacionadas de uma forma simples;
  • Completar um questionário ou formulário padronizado com informações sobre a formação escolar, trabalho, interesses e habilidades, usando frases curtas;
  • Escrever mensagens curtas, cartas ou e-mails, falando sobre assunto cotidiano;
  • Fazer, aceitar e recusar convites e sugestões de forma polida;
  • Fazer pedidos;
  • Expressar as razões para gostar ou não gostar de algo;
  • Pedir e dar opiniões;
  • Concordar e discordar de forma simples;
  • Comprar comida e bebida;
  • Fazer compras;
  • Compreender e falar sobre previsão de tempo para viagem;
  • Comprar passagens, descobrir e dar informações sobre horários, custos, etc.;
  • Atender ao telefone, trocar informações simples e conversar ao telefone de forma breve;
  • Resumir as histórias simples que leram;
  • Escrever cartas formais e informais simples;
  • Fazer autocorreções de orações nas produções escritas,
  • Usar um dicionário de corpus como uma ferramenta de aprendizagem adicional.

Metodologia

O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.

Avaliação

O participante será avaliado de forma contínua por meio de portfólio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:

• Apresentações orais de trabalho, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
  • Atividades de compreensão oral;
  • Atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
  • Provas;
  • Leitura de livro em versão simplificada;
  • Autoavaliações.

Critérios para Aprovação

Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0.

Critérios para Aprovação

O aluno deverá ter, no mínimo, 85% da frequência das aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso.

Pré-Requisitos

• Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP;
  • Ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de origem.
  • Ter sido aprovado no Inglês para Graduandos 1 ou ter sido aprovado no teste de nível d inglês oferecido pelo Centro de Línguas.

Teste de Nível

Será oferecido teste de nível para alunos novos em 16/02/2017 das 14h às 16h.

Bibliografia Básica

Material didático elaborado pela professora com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos e de acordo com as necessidades dos alunos.

Bibliografia Complementar

• MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Intermediate With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
  • MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
  • SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
  • SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995.
  • SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.