Programa - Inglês para Leitura de Textos – Nível II

Público Alvo

Alunos que já cursaram o nível Inglês para Leitura de Textos em Inglês, nível 1, até dois anos antes do primeiro semestre de 2016.

30h.

Objetivos do Curso

Compreender textos de sua área acadêmica e/ou profissional, selecionando e interpretando informações de acordo com o objetivo proposto (compreensão geral, específica ou detalhada).

Objetivos Específicos

Revisar os conteúdos abordados no nível anterior (nível I), tais como estratégias de leitura, aspectos linguísticos, percepção crítica do texto, ensino de vocabulário, enfocando, em especial, os textos acadêmicos em nível de complexidade maior. Interpretar as subdivisões de textos acadêmicos em seus diferentes momento: abstracts, introdução, descrição da metodologia, discussão de dados e conclusão. Selecionar informações mais detalhadas em textos acadêmicos, jornalísticos e de divulgação científica.

Justificativa

Assim como o nível 1, o programa do curso de leitura nível 2 busca atender à demanda de leitura de textos em língua inglesa, nos contextos de graduação e pós-graduação; interpretação de capítulos publicados em periódicos, livros, artigos de divulgação científica e artigos jornalísticos.

Conteúdo Programático

• Revisão das principais estratégias de leitura, estudadas no Nível I: antecipação de conteúdo, inferência, uso de palavras repetidas e palavras­chave, uso do contexto, dicas tipográficas, seletividade, flexibilidade, monitoração etc;
  • Noções de estrutura organizacional de textos, enfocando, em especial, abstracts e relatos de pesquisa;
  • Noções de estratégias argumentativas para distinguir informações relevantes de irrelevantes;
  • Compreensão e tradução de frases nominais complexas;
  • Compreensão e tradução de orações complexas;
  • Marcadores do  discurso  e  suas  respectivas  funções retóricas;
  • Uso da Voz Passiva em Textos Acadêmicos.

Metodologia

O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades dos alunos e com ênfase no uso comunicativo da língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilidade de leitura.

Avaliação

O aluno será avaliado de forma contínua por meio de trabalhos desenvolvidos em sala e em casa e por meio de provas individuais.

Critérios para Aprovação

A média final será a somatória das notas obtidas. A nota mínima para aprovação no curso é 7,0.

Frequência Mínima

O participante deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas.

Pré-Requisitos

Ter cursado o Curso Leitura de Textos em Inglês Nível 1 e obtido a média mínima para aprovação (7,0), até dois anos antes do oferecimento do nível 2.

Teste de Nível

Não há.

Bibliografia Básica

AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/consultor pedagógico. São Paulo: Longman, 2004.

AZAR, B. S. Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999.

CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.

PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese.São Paulo, Martins Fontes.

SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995.