Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Programa: Inglês para escrita acadêmica para alunos de graduação

Objetivos gerais: Desenvolver habilidades básicas necessárias para a escrita de textos acadêmicos, e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos.

Objetivos específicos: Discutir estratégias de escrita; reconhecer aspectos como  finalidade, leitor, organização, estilo e coesão em textos acadêmicos; estruturar e redigir pequenos textos do meio acadêmico; praticar a realização de paráfrases, resumos e sínteses; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos.

Conteúdo programático:

  • Estratégias de escrita;
  • Finalidade, leitor, organização, estilo, coesão;
  • Análise de textos acadêmicos.
  • Organização, redação e revisão de pequenos textos do meio acadêmico;
  • Principais seções de um artigo acadêmico e suas características linguísticas;
  • Estudo de vocabulário acadêmico;
  • Marcadores discursivos;
  • Paráfrase, resumo e síntese.

Metodologia: Aulas expositivas, exercícios escritos, estudo individual.

Avaliação: Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais ou em grupo.

Critérios para aprovação: Frequência de 85% ou mais, e nota mínima 7,0.

Pré-requisitos: Nível intermediário a avançado em inglês. Será aplicado um teste escrito para avaliação do conhecimento de língua inglesa dos candidatos.

Bibliografia:

CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012.

HARRISON, R. Headway academic skills – reading, writing, and study skills (level 1). Oxford, Oxford University Press, 2011.

HOGUE, A. & OSHIMA, A. Academic Writing. New York, Longman-Pearson, 2008.

LEKI, I. Academic writing – exploring processes and strategies. 2 ed., New York, Cambridge University Press, 1998.

MACCARTHY, M. & O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge. Cambridge University Press, 2000.

MENASCHE, L. Writing a research paper. Ann Arbor, University of Michigan Press, 1997.

SWALES, J. & FEAK, C. Academic writing for graduate students: essential tasks and skills. 3rd ed., Ann Arbor, University of Michigan Press, 2012.

SWALES, J. & FEAK, C. English in today’s research world: a writing guide. Ann Arbor, University of Michigan Press, 2000.

WONG; GLENDINNING; MANTELL. Becoming a writer – developing academic writing skills. White Plains, Longman, 1987.

Dictionaries.