Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Programa: Inglês para escrita acadêmica para alunos de pós-graduação

Objetivos gerais: Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos.

Objetivos específicos: Estruturar e redigir parágrafos e abstracts; analisar e utilizar as estruturas linguísticas e organizações textuais mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa.

Conteúdo programático:
• Redação e revisão de parágrafos e resumos (abstracts)
• Estudo de vocabulário acadêmico
• Tempos verbais variados, verbos modais e voz passiva
• Hedging
• Marcadores discursivos
• Uso de dicionários online
• Uso de corpora
• Regência verbal e nominal
• Colocações e coligações

Metodologia: Utiliza-se a metodologia advinda do Ensino de Inglês para Fins Específicos. As principais características são: baseia-se em necessidades do aluno; aprende-se a língua para desempenhar tarefas escritas ou orais  dentro da área de atuação; é centrada na linguagem apropriada às atividades específicas de atuação (léxico, gramática, habilidades, gênero) e os conteúdos  são relacionados às atividades específicas. São características variáveis: a área do conhecimento; as habilidades e estratégias a serem desenvolvidas; a heterogeneidade do conhecimento linguístico e o tempo limitado. Fonte:  DUDLEY-EVANS & M. J. ST. JOHN (2006) Developments in English for Specific Purposes - A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press.

Avaliação: Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais ou em grupo.

Critérios para aprovação: Frequência de 85% ou mais, e nota mínima 7,0.

Pré-requisitos: Nível intermediário em inglês.

Bibliografia:

CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012.

HINKEL, E. Teaching Academic ESL Writing. Mahwah: Lawrence Erlbaum  Associates, Publishers, 2004.

HOGUE, A. & OSHIMA, A. Academic Writing. New York, Longman-Pearson, 2008.

JORDAN, R.R. Academic Writing Course. London: Longman, 1999.

________. English for Academic Purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

MACCARTHY, M. English Collocations in Use. Cambridge: Cambridge University   Press, 2002.

________. & O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge. Cambridge University Press, 2000.

MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006.

STRAUCH, A. Bridges to Academic Writing. Cambridge. Cambridge University Press, 2000.

SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014.

TAGNIN, S. O Jeito que a Gente Diz. São Paulo: Disal Editora, 2013.

Longman Dictionary of Contemporary English. London: Longman, 2004.

Language Activator. Essex: Longman, 2005.