Avaliação de leitura em língua estrangeira: critérios para escolha de textos e tipos de questões
Ministrantes: Profª Nivia Marcello
Público Alvo: alunos de graduação e de pós-graduação da FFLCH
Valor: 20,00
Período de Inscrição: de 09/04/2018 a 16/04/2018
Vagas: 15
Local da oficina: Casa de Cultura Japonesa - Sala de Reunião (1º Andar)
Data de início: sexta-feira - 20/04/2018
Data de término: sexta-feira - 20/04/2018
Horário: 14h às 16h
Carga Horária Total: 2h
Para se Inscrever -> clique aqui <-
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
1 - Programa da oficina:
Apresentação de fundamentos teóricos.
Análise de textos.
Aplicação de critérios para escolha de textos
Seleção de textos apropriados.
Apresentação do formato dos tipos de questões.
Análise e elaboração de itens.
2 - Objetivo geral:
Conhecer conceitos teóricos sobre a avaliação de compreensão de leitura.
Selecionar textos destinados à confecção de provas de múltipla escolha.
Estabelecer critério para escolha de textos acadêmicos.
Discutir a opção pelo formato múltipla-escolha em testes de leitura.
Conhecer os elementos constitutivos de um item de múltipla escolha.
Examinar itens de múltipla escolha.
Elaborar enunciado, distratores e alternativas.
3 - Bibliografia:
A Guide to Writing Multiple Choice Items (2013). Minneapolis: American Academy of Neurology Institute.
ALDERSON, J.C. (2000) Assessing reading. Cambridge: Cambridge University Press.
ALBRO, E.; O'REILLY, T.; SABATINI, J. (2012) Advances in how we assess reading ability.
Plymouth: Rowman and Littlefield Education.
FULCHER, G; DAVIDSON, F. (2013) The Routledge handbook of language testing.
Routledge: New York.
SCARAMUCCI, M. (2011) Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas, Lingvarvmarena, Vol. 2, 103–120.