Avaliação de leitura em língua estrangeira: critérios para escolha de textos e tipos de questões

Avaliação de leitura em língua estrangeira: critérios para escolha de textos e tipos de questões

Avaliação de leitura em língua estrangeira: critérios para escolha de textos e tipos de questões

 

Ministrantes: Profª Nivia Marcello

Público Alvo: alunos de graduação e de pós-graduação da FFLCH

Valor: 20,00

Período de Inscrição: de 09/04/2018 a 16/04/2018

Vagas: 15

Local da oficina: Casa de Cultura Japonesa - Sala de Reunião (1º Andar)

Data de início: sexta-feira - 20/04/2018

Data de término: sexta-feira - 20/04/2018

Horário: 14h às 16h

Carga Horária Total: 2h

 

Para se Inscrever -> clique aqui <-

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

1 - Programa da oficina:

Apresentação de fundamentos teóricos.

Análise de textos.

Aplicação de critérios para escolha de textos

Seleção de textos apropriados.

Apresentação do formato dos tipos de questões.

Análise e elaboração de itens.

 

2 - Objetivo geral:

Conhecer conceitos teóricos sobre a avaliação de compreensão de leitura.

Selecionar textos destinados à confecção de provas de múltipla escolha.
Estabelecer critério para escolha de textos acadêmicos.

Discutir a opção pelo formato múltipla-escolha em testes de leitura.
Conhecer os elementos constitutivos de um item de múltipla escolha.
Examinar itens de múltipla escolha.
Elaborar enunciado, distratores e alternativas.

 

3 - Bibliografia:

A Guide to Writing Multiple Choice Items (2013). Minneapolis: American Academy of Neurology Institute.

ALDERSON, J.C. (2000) Assessing reading. Cambridge: Cambridge University Press.

ALBRO, E.; O&#39;REILLY, T.; SABATINI, J. (2012) Advances in how we assess reading ability.

Plymouth: Rowman and Littlefield Education.

FULCHER, G; DAVIDSON, F. (2013) The Routledge handbook of language testing.

Routledge: New York.

SCARAMUCCI, M. (2011) Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas, Lingvarvmarena, Vol. 2, 103–120.